Avoip Telecom

O que é o lead e qual o seu valor para empresas?

Com a maior competitividade de mercados nos últimos anos as empresas tem que se reinventar para ganhar os clientes da concorrência, e esse quadro só se agrava quando falamos de PMEs. 

Se caso você é uma PME provavelmente já tenha escutado sobre leads, você já deve ter até uma noção do que é. 

Resumidamente leads são a alma do marketing digital, eles são importantes para qualquer empresa que queira vender mais. 

Vamos destrinchar melhor esse assunto nos próximos tópicos, continue acompanhando. 

O que é um lead?

Para o marketing digital lead é aquele consumidor que mostrou interesse em seu produto ou serviço através de um canal de comunicação, esse canal pode ser: telefones, site, redes sociais ou outro. Normalmente os canais mais comuns são site e telefone, esse consumidor entra no site e se cadastra para uma reunião, para conhecer mais de seu negócio, a partir desse momento ele se torna um lead. 

Se esse lead entrou em contato com sua empresa, entende-se que ele tem um desejo de conhecer seu produto e serviço. 

Ele também pode ser alvo de alguma campanha ou contato que sua empresa tenha feito, e se após esse contato ele tenha demonstrado um interesse em seu produto ou serviço, ele também é um lead. 

Lead qualificado 

O lead qualificado nada mais é do que uma pessoa que já tenha identificado o problema e está em busca da solução mais viável e que se encaixe com seu perfil, essa pessoa já possui um real interesse na compra do produto ou serviço da sua empresa. 

Conhecer qual tipo de lead que tem frequentando os canais de comunicação de sua empresa são essenciais para você fazer campanhas assertivas e adaptadas para esses consumidores. 

Importância dos leads

A estratégia de marketing é apoiada em trazer o máximo de clientes através de atrações que tragam algum benefício ou valor para o cliente, essas atrações podem ser para educação, informação ou entretenimento, o importante é atrair o cliente. 

Algumas formas de atrair é com e-books, campanhas de posts, botões de ação, guias, manuais ou vídeos. Quando o cliente interage com alguma dessas formas de atração ele deixa alguns dados, esses dados são usados para fazer uma estratégia de marketing que faça sentido e tenha total aproveitamento, tanto para empresa quanto para o cliente. 

Para conduzir o cliente, você deve estar entrando em contato com ele através dos dados deixados em sua página ou em ligação, com esse acompanhamento você ajuda o cliente a estar mais próximo de uma eventual aquisição de seu produto ou serviço. 

Como acompanhar e nutrir seu lead

Já comentado algumas vezes aqui no blog, para dar início ao acompanhamento do lead é necessário que você tenha definido uma persona para seu negócio. 

Com as informações que você arrecadou do consumidor, você irá planejar e mediar uma estratégia que leve esse lead a uma compra, faça conteúdos ricos que atraiam e faça landing pages personalizadas para atingir esse cliente. Em seguida sua empresa começa a nutrir mais e mais esse consumidor, tornando a sua presença valorosa no cotidiano dele. 

Para tornar esse lead em cliente é necessário você analisar todos os dados para saber se sua empresa é viável para ele, se ele possui um perfil esperado por sua empresa, quais canais de comunicação ele mais usa e qual você vai usar. 

Por exemplo: Se seu lead possui e-mail, mas usa mais o telefone, a maneira mais eficaz de atingir seu lead é através do telefone e não por e-mail. 

Por que o lead é importante para PMEs?

Usar o marketing juntamente ao lead é uma das maneiras mais eficazes de vender sem gastar muito. 

PMEs normalmente não disponibilizam de tanto orçamento para gastar com agências de marketing, então de forma simples eles podem gerar leads e alcançar o máximo de vendas com pouco custo. Lead é uma maneira segura e simples de gerar vendas, mas isso não significa que é fácil, envolve organização e muito trabalho. 

Mas existem muitos benefícios nessa estratégia: Ela atrai e retem clientes, melhora o processo de vendas, baixo custo, aumenta a probabilidade de vendas orgânicas e permite que sua empresa tenha dados para criar estratégias. 

Conclusão

Precisamos de maneiras para batalhar no mercado por novos clientes, e a forma mais prática hoje é usar a estratégia de leads, essa estratégia é muito conhecida no marketing digital, mas nada impede que você a use em suas ligações, basta você ou seu funcionário buscar dados do cliente em meio a uma ligação. 

Claro, você precisa no mínimo de uma ligação estável, para proporcionar isso a Avoip desenvolveu planos para qualquer tamanho de empresa, sendo assim, agora você pode possuir uma central telefônica tecnológica, eficiente e profissional, saiba mais. 

Pré-atendimento Avoip

Para a sua comodidade e nosso melhor atendimento, preencha os dados abaixo e continue seu atendimento no WhatsApp.