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Inúmeras empresas, grandes ou pequenas, usam o telemarketing.

Call centers exercem a profissão de telemarketing, que agrega muito valor por ser popular e um canal seguro para os clientes.

Mas isso não é tudo.

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Muitas empresas conhecem apenas o nome telemarketing, mas não entendem as diferenças entre os call centers.

Como assim? Dois tipos de call centers existem: o receptivo e o ativo.

Ambos são profissionais de telemarketing, mas desempenham funções diferentes.

Qual a diferença entre call center receptivo e ativo?

No telemarketing ativo o profissional entra em contato os cliente e leads para oferecer produtos, serviços ou criar um relacionamento com objetivo final na venda e fidelização do cliente. 

Já o telemarketing receptivo o call center da empresa recebe a ligação de clientes em potencial ou de “clientes da casa”. 

Por que é importante saber a diferença entre um e outro? 

Para construir estratégias assertivas e soluções mais eficazes, que vão tornar a satisfação do cliente muito maior e positiva para sua empresa. 

Quer saber mais? Continue lendo que vamos mostrar mais detalhes sobre o call center ativo e receptivo. 

O que é call center receptivo?

Como mencionado acima, o atendimento receptivo acontece quando o cliente liga para você por vários motivos, como: solicitar suporte, fazer uma compra, tirar dúvidas, fazer uma reclamação.

Como o cliente faz a ligação, ele estará disposto a ouvir a resposta que você tem para dar a ele, seja uma resposta de informações, valores, suporte e outras.

Quando se trata de uma ligação para solicitar suporte ou resolver algum problema, esse cliente pode estar estressado. Nesses casos, o profissional precisa manter a calma e seguir o treinamento que a empresa ofereceu.

Sim, você precisa de um profissional treinado. Treinado para ter paciência, empatia e saber o necessário para dar um suporte de qualidade. Em outras palavras, ele precisa conhecer o produto ou serviço que sua empresa oferece.

Também é bom que ele esteja sempre atualizado sobre mudanças, para evitar que mensagens desatualizadas sejam passadas para seus clientes.

Além disso, se possível, sempre melhore o processo de atendimento. Você pode fazer isso com ferramentas, estratégias e outros facilitadores para call centers.

A grande vantagem de ter esse tipo de atendimento é ter um canal de relacionamento muito utilizado e direto com o cliente, ganhando assim a confiança de muitos clientes.

Você oferece uma ferramenta de atendimento eficaz e segura para as pessoas que ainda não se acostumaram ou não usam outros canais de atendimento.

O que é call center ativo?

Uma parte importante da empresa é a responsabilidade do call center ativo, a captação de leads ou resgate do mesmo.

Esse profissional faz ligações para os possíveis clientes ou interessados antigos que ainda podem estar à procura do seu serviço/produto.

Em outras palavras, esse profissional pode fazer o primeiro contato da sua empresa com o cliente ou até mesmo ser a única forma de conhecimento que seu cliente pode ter sobre sua empresa.

Como sabemos, “a primeira impressão é a que fica”.

Se o seu call center agir de forma desrespeitosa, é bem provável que o cliente considere sua empresa desrespeitosa e vice-versa.

Você percebe a necessidade de gerenciar e treinar esse profissional de telemarketing?

Primeiramente esse profissional precisa ter algumas qualidades: entender profundamente os produtos e serviços que sua empresa oferece, saber os diferenciais da sua empresa para o concorrente, um discurso de captação desenvolvido por você ou responsável da área, boa comunicação, empatia, simpatia e outras habilidades afetivas.

Segundamente, também precisa estar preparado para reações agressivas, já que a ligação pode ocorrer em um momento ruim para o cliente, isso infelizmente é inevitável, o melhor a fazer é manter a calma e usar estratégias preparadas para esses momentos.

Por fim, também pode ser um canal de prospecção poderoso e eficaz, um profissional especialista em arrecadação de clientes e sem grandes investimentos.

Como otimizar esses profissionais?

A resposta para essa pergunta é simples e fácil: tecnologias. A cada dia que passa, surgem mais ferramentas e acessórios para otimizar nosso tempo e rotina.

O telemarketing não é diferente, hoje temos ferramentas que tornam a telefonia mais simples, menos custosa e mais eficaz.

Entre essas ferramentas estão o PABX na nuvem, uma ferramenta virtual muito mais econômica e eficaz.

E claro, o Sistema VoIP, uma telefonia via internet que oferece muitos benefícios e uma infinidade de ferramentas integradas. Quer saber mais? Acesse a página inicial.

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