Telemarketing é usado por inúmeras empresas, sejam grandes ou pequenas, o telemarketing (profissão exercida por call centers) agrega muito valor por ser popular e ser um canal seguro para clientes, porém não é apenas isso, caso queira saber mais sobre o telemarketing acesse no artigo no blog.
Muitas empresas apenas conhecem o nome telemarketing, mas não conhecem as diferenças entre os call centers.
Como assim? Existem dois tipos de call centers, o receptivo e o ativo, sendo os dois profissionais de telemarketing, porém com funções diferentes.
Qual a diferença entre call center receptivo e ativo?
No telemarketing ativo o profissional entra em contato os cliente e leads para oferecer produtos, serviços ou criar um relacionamento com objetivo final na venda e fidelização do cliente.
Já o telemarketing receptivo o call center da empresa recebe a ligação de clientes em potencial ou de “clientes da casa”.
Por que é importante saber a diferença entre um e outro?
Para construir estratégias assertivas e soluções mais eficazes, que vão tornar a satisfação do cliente muito maior e positiva para sua empresa.
Quer saber mais? Continue lendo que vamos mostrar mais detalhes sobre o call center ativo e receptivo.
O que é call center receptivo?
Como dito acima, o atendimento receptivo ocorre quando o cliente liga para você por “x” fatores como: solicitação de suporte, efetuar uma compra, tirar dúvidas, fazer uma reclamação.
Como é o cliente que efetua a ligação, ele vai estar disposto a ouvir a resposta que você tem para dar a ele, seja resposta de informações, valores, suporte e outras.
Quando se trata de uma ligação feita para solicitar o suporte ou resolver algum problema, esse cliente pode estar estressado, nesses casos é necessário que o profissional mantenha a calma e siga o treinamento oferecido pela empresa.
Sim, você precisa ter um profissional treinado, treinado para ter paciência, empatia e saber o necessário para dar um suporte de qualidade, ou seja, ele deve conhecer o produto ou serviço que sua empresa oferece.
Também é bom que ele sempre esteja atualizado sobre mudanças, para não ocorrer que mensagens desatualizadas sejam passadas para seus clientes.
Além de se possível, sempre estar melhorando o processo de atendimento, isso pode ser feito com ferramentas, estratégias e outros facilitadores para call centers.
A grande vantagem de possuir esse tipo de atendimento, é ter um canal de relacionamento muito utilizado e direto com o cliente, dessa forma ganhando a confiança de muitos clientes.
Você disponibiliza uma ferramenta de atendimento eficaz e segura para as pessoas que ainda não se acostumaram ou não utilizam outros canais de atendimento.
O que é call center ativo?
O call center ativo é responsável por uma parte importante da empresa, a captação de leads ou resgate do mesmo.
Esse profissional liga para os possíveis clientes ou interessados antigos que ainda podem estar à procura do seu serviço/produto.
Ou seja, esse profissional pode ser o primeiro contato de sua empresa com o cliente ou até mesmo ser a única forma de conhecimento que seu cliente pode ter sobre sua empresa.
E como sabemos “a primeira impressão é a que fica”.
Se seu call center agir de forma desrespeitosa é bem provável que o cliente ache sua empresa desrespeitosa e vice, e versa.
Percebe a necessidade de você gerenciar e treinar esse profissional de telemarketing?
Algumas qualidades que são requeridas nesse profissional é: entender profundamente os produtos e serviços que sua empresa oferece, saber os diferenciais da sua empresa para o concorrente, um discurso de captação desenvolvido por você ou responsável da área, boa comunicação, empatia, simpatia e outras habilidades afetivas.
Esse profissional também deve estar capacitado para reações agressivas, já que a ligação pode vir em um momento ruim para o cliente, isso infelizmente é inevitável, o melhor a fazer e manter a calma e usar de estratégias preparadas para esses momentos.
Esse profissional também pode ser um canal de prospecção poderoso e eficaz, ser um profissional especialista em arrecadação de clientes e sem grandes investimentos.
Como otimizar esses profissionais?
A resposta dessa pergunta é simples e fácil, tecnologias, a cada dia que passa, mais ferramentas e acessórios surgem para otimizar nosso tempo e rotina.
Não é diferente com o telemarketing, hoje existem ferramentas que deixam sua telefonia simples, menos custosa e mais eficaz.
Essas ferramentas são, o PABX na nuvem, uma ferramenta virtual e muito mais econômica e eficaz.
E claro o Sistema VoIP, uma telefonia via internet que te traz muitos benefícios, uma infinidade de ferramentas integrada, quer saber mais, acesse no home page.