call center ativo e receptivo

Telemarketing é usado por inúmeras empresas, sejam grandes ou pequenas, o telemarketing (profissão exercida por call centers) agrega muito valor por ser popular e ser um canal seguro para clientes, porém não é apenas isso, caso queira saber mais sobre o telemarketing acesse no artigo no blog. 

Muitas empresas apenas conhecem o nome telemarketing, mas não conhecem as diferenças entre os call centers. 

Como assim? Existem dois tipos de call centers, o receptivo e o ativo, sendo os dois profissionais de telemarketing, porém com funções diferentes. 

Qual a diferença entre call center receptivo e ativo?

No telemarketing ativo o profissional entra em contato os cliente e leads para oferecer produtos, serviços ou criar um relacionamento com objetivo final na venda e fidelização do cliente. 

Já o telemarketing receptivo o call center da empresa recebe a ligação de clientes em potencial ou de “clientes da casa”. 

Por que é importante saber a diferença entre um e outro? 

Para construir estratégias assertivas e soluções mais eficazes, que vão tornar a satisfação do cliente muito maior e positiva para sua empresa. 

Quer saber mais? Continue lendo que vamos mostrar mais detalhes sobre o call center ativo e receptivo. 

O que é call center receptivo?

Como dito acima, o atendimento receptivo ocorre quando o cliente liga para você por “x” fatores como: solicitação de suporte, efetuar uma compra, tirar dúvidas, fazer uma reclamação. 

Como é o cliente que efetua a ligação, ele vai estar disposto a ouvir a resposta que você tem para dar a ele, seja resposta de informações, valores, suporte e outras. 

Quando se trata de uma ligação feita para solicitar o suporte ou resolver algum problema, esse cliente pode estar estressado, nesses casos é necessário que o profissional mantenha a calma e siga o treinamento oferecido pela empresa. 

Sim, você precisa ter um profissional treinado, treinado para ter paciência, empatia e saber o necessário para dar um suporte de qualidade, ou seja, ele deve conhecer o produto ou serviço que sua empresa oferece. 

Também é bom que ele sempre esteja atualizado sobre mudanças, para não ocorrer que mensagens desatualizadas sejam passadas para seus clientes. 

Além de se possível, sempre estar melhorando o processo de atendimento, isso pode ser feito com ferramentas, estratégias e outros facilitadores para call centers. 

A grande vantagem de possuir esse tipo de atendimento, é ter um canal de relacionamento muito utilizado e direto com o cliente, dessa forma ganhando a confiança de muitos clientes. 

Você disponibiliza uma ferramenta de atendimento eficaz e segura para as pessoas que ainda não se acostumaram ou não utilizam outros canais de atendimento. 

O que é call center ativo?

O call center ativo é responsável por uma parte importante da empresa, a captação de leads ou resgate do mesmo. 

Esse profissional liga para os possíveis clientes ou interessados antigos que ainda podem estar à procura do seu serviço/produto. 

Ou seja, esse profissional pode ser o primeiro contato de sua empresa com o cliente ou até mesmo ser a única forma de conhecimento que seu cliente pode ter sobre sua empresa. 

E como sabemos “a primeira impressão é a que fica”. 

Se seu call center agir de forma desrespeitosa é bem provável que o cliente ache sua empresa desrespeitosa e vice, e versa. 

Percebe a necessidade de você gerenciar e treinar esse profissional de telemarketing? 

Algumas qualidades que são requeridas nesse profissional é: entender profundamente os produtos e serviços que sua empresa oferece, saber os diferenciais da sua empresa para o concorrente, um discurso de captação desenvolvido por você ou responsável da área, boa comunicação, empatia, simpatia e outras habilidades afetivas. 

Esse profissional também deve estar capacitado para reações agressivas, já que a ligação pode vir em um momento ruim para o cliente, isso infelizmente é inevitável, o melhor a fazer e manter a calma e usar de estratégias preparadas para esses momentos. 

Esse profissional também pode ser um canal de prospecção poderoso e eficaz, ser um profissional especialista em arrecadação de clientes e sem grandes investimentos. 

Como otimizar esses profissionais?

A resposta dessa pergunta é simples e fácil, tecnologias, a cada dia que passa, mais ferramentas e acessórios surgem para otimizar nosso tempo e rotina. 

Não é diferente com o telemarketing, hoje existem ferramentas que deixam sua telefonia simples, menos custosa e mais eficaz. 

Essas ferramentas são, o PABX na nuvem, uma ferramenta virtual e muito mais econômica e eficaz. 

E claro o Sistema VoIP, uma telefonia via internet que te traz muitos benefícios, uma infinidade de ferramentas integrada, quer saber mais, acesse no home page.