Os chatbots em 2024
Primeiramente, De acordo com a IBM, os chatbots são programas de computador que utilizam inteligência artificial (IA) e processamento de linguagem natural (NLP).
Em primeiro lugar O objetivo expresso desses bots – é principalmente; compreender as consultas feitas pelos consumidores e automatizar as respostas, simulando a conversa humana.
Em segundo lugar é desempenhar funções avançadas de atendimento ao cliente, como dar recomendações aos clientes – os chatbots também podem realizar proezas como agendamento, cancelamento de consultas e até mesmo reabastecimento de prescrições na área da saúde – para citar algumas possibilidades.
Os chatbots podem até responder a perguntas frequentes; e ajudar os usuários finais a encontrar as informações necessárias para satisfazer o motivo pelo qual eles contataram o suporte em primeiro lugar.
Normalmente colocados em um site como uma página de destino, produto, checkout ou atendimento ao cliente – provavelmente o benefício mais considerável dos chatbots é o fato de estarem disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, levando a economia de custos e clientes mais satisfeitos, graças a eles poderem para executar várias ações sem intervenção humana.
Contact centers
Os chatbots podem funcionar em qualquer ambiente de atendimento ao cliente, principalmente procurando ajudar na redução de coisas como o alto volume de chamadas em contact centers.
Se o gerenciamento do contact center deseja estender opções convenientes de atendimento ao cliente para aliviar o estresse sentido pelos agentes, eles provavelmente já venderam a ideia de chatbots.
E um estudo de 2023 conduzido por Tido descobriu que os desenvolvedores de software de atendimento ao cliente, como chatbots, descobriram que a maioria das pessoas prefere usar um chatbot, enquanto 38% dos indivíduos disseram que gostam de conversar com um humano.
O estudo descobriu que 88% dos clientes conversaram com um bot. Empresas que implementam chatbots são 19%, enquanto 62% planejam fazê-lo. Outros 19% não planejam.
A OpenAI, fundada em 2015, está em destaque. A Microsoft investiu US$ 1 bilhão em 2019 e mais US$ 10 bilhões em 2023.
Quase todos os jogadores no espaço UCC adicionaram o ChatGPT à sua lista de recursos. O ChatGPT é um chatbot de IA desenvolvido pela OpenAI, lançado em 30 de novembro de 2022.
A IA não substituirá os humanos no trabalho, mas ajudará a melhorar seu desempenho. Chatbots podem coletar dados dos clientes e garantir uma experiência de qualidade.
Os chatbots podem lidar com vários clientes simultaneamente. Eles liberam agentes humanos para executar tarefas de atendimento ao cliente de nível superior.
Vários setores podem se beneficiar da redução de longos tempos de resposta e da falta de acompanhamento de agentes humanos. A automação tem o potencial de transformar agentes humanos em super-humanos.
Diversos benefícios!
Chatbots podem melhorar as expectativas crescentes dos clientes. Todos esses processos podem ser automatizados.
Segundo a Microsoft, 54% dos clientes têm expectativas mais altas de atendimento ao cliente. Chatbots podem remediar essas expectativas crescentes se a experiência for sólida.
Experiências omnichannel podem ser inestimáveis para os clientes. Eles usam vários canais para atingir objetivos. Isso inclui telefone, e-mail, mídia social e aplicativos de mensagens.
No entanto, nem todas as empresas têm recursos omnichannel. Um relatório da Coresight descobriu que 74% dos varejistas iniciaram ou implementaram sua estratégia omnichannel.
Conclusão sobre os chatbots
Os chatbots melhoram com o tempo, então a experiência do cliente também melhorará. Parece inteligente implementar essa ferramenta agora.
Existem muitas ferramentas que permitem que qualquer pessoa projete experiências de conversação. Essas ferramentas ajudam empresas a economizar dinheiro, tempo e esforço.
A energia pode ser investida na contratação de desenvolvedores para aprimorar chatbots. O acesso aos bots é maior do que nunca e deve aumentar.
O mercado de IA conversacional está programado para crescer. O Gartner prevê que reduzirá os custos trabalhistas dos agentes em US$ 80 bilhões.
Segundo o Gartner, em 2022, os gastos dos usuários finais em soluções de conversação de IA atingiram quase dois bilhões. Esse número deve crescer no futuro.
Os chatbots podem ajudar uma empresa além do que ela poderia imaginar. Basta a imaginação de pessoas criativas para usar a tecnologia da melhor maneira.