VoIP

O sistema VoIP, como o oferecido pela Avoip, é uma forma de comunicação simples, econômica, vantajosa e segura quando é comparado a telefonia comum, por esses motivos esse sistema tem sido buscado por muitas empresas. Como toda tecnologia, o VoIP não é perfeito. Existem alguns problemas relacionados a qualidade de voz que esse sistema traz, devido ao seu uso ser feito através da internet. Mas não se preocupe vamos te mostrar formas de solucionar qualquer problema relacionado a qualidade do VoIP. 

O que é o VoIP?

Voip é uma sigla para Voice Over Internet Protocol, traduzindo quer dizer Voz sobre protocolo de Internet também conhecido como Telefonia IP. 

Voip é uma tecnologia que utiliza a internet para fazer chamadas telefônicas. A voz é transformada em dados e enviada como se fosse um arquivo para o computador do destinatário, após chegar se torna novamente em ondas sonoras. 

Como funciona a chamada VoIP?

Quando acontece uma ligação através do VoIP a sua voz é transformada em dados, esses dados são fragmentados, chamamos esse fragmento de Pacote de voz, esse pacote de voz é transferido através de linhas de internet diferentes tornando a chamada eficiente. 

Após os dados chegarem nos destinatários eles são transformados novamente em voz para que seja compreendimento, esse processo é feito em milissegundos. 

Problemas mais comuns no VoIP

Entendemos que ecos, ruídos e falhas podem acabar afetando a sua comunicação com o cliente, e para evitarmos isso, devemos mostrar os tipos mais comuns de erros no VoIP, após isso te apresentaremos as melhores soluções. 

Ecos 

Se você já passou pela situação de receber a resposta do cliente com atraso de voz, ou se a ligação tinha aquelas lacunas de silencio desconfortáveis, você já passou pelo problema de “Eco na ligação”. Esse problema não acontece pela qualidade de voz, mas acontece pelos intervalos irregulares que a voz é transmitida. O problema disso é que quem ligou e os atendentes se interrompem constantemente, pois observam uma oportunidade de falar toda vez que a chamada fica com lacunas de silencio. 

Falhas 

Esse problema ocorre quando a ligação tem interrupções no áudio. O áudio chega incompleto ou com partes cortadas ou puladas, causando grande constrangimento entre cliente e atendente. 

Esse problema ocorre quando um pacote chega à frente de outro ou quando esses pacotes não são identificados. 

Quedas 

O mais temido de todos é a queda, responsável por não permitir que a ligação aconteça. Isso acontece quando o pacote não chega, independentemente de ser apenas um fragmento, se um pacote não chegar à transferência não acontece.

Como resolver os problemas comuns

Um motivo muito comum nesses casos é a qualidade de internet usada em sua empresa ou casa, mas não é o único motivo, outro motivo pode ser a má gestão de sua internet. Neste caso você é o responsável por identificar o problema. 

Primeiro busque saber se o problema é constante ou acontece apenas nos momentos em que você está utilizando a internet. 

Se o problema ocorre apenas quando existe um grande uso de rede indicamos para você a configuração do QoS (Qualidade de Serviço), isso é uma programação em seu moldem que pode ser usada para melhorar a sua comunicação. 

Para configura-lo indicamos que peça para seu técnico de informática ou provedor de internet fazer a configuração em seu moldem, é uma configuração básica que vai pegar todo o seu pacote e vai separar uma porcentagem apenas para o uso de telefone. 

Dessa forma por mais que o uso da sua internet seja extremo, não haverá interferência na ligação, pois sua internet vai estar sendo separada e usada corretamente. 

Se mesmo com a configuração QoS os problemas continuarem ocorrendo, cabe a você avaliar se você deve aumentar a capacidade deu sua banda larga contratando o pacote maior, no VoIP é aconselhado que você tenha 15mb mínimos para ter uma telefonia estável. 

Outras soluções do VoIP

Evite interferências 

Se você possui um telefone com a frequência de Gigahertz (GHz) mais alta pode ocorrer interferências. Indicamos que sempre use o telefone de 2,4 GHz este tipo de frequência tem um alcance maior e um pouco mais lento do que o tipo de 5,8 GHz que possui menos alcance, porém entrega mais rápido. 

Você também pode usar as duas frequências simultaneamente podendo organizar demandas especificas para cada uma. 

Invista em fone 

A infraestrutura por mais que não seja uma parte principal do VoIP é importante para um funcionamento regular e agradável. Se você possui um fone de má qualidade e deseja uma qualidade de voz excelente, sinto em dizer, mas não vai dar certo, é necessário que você possua um fone de qualidade para obter uma chamada de qualidade. 

Então não economize em infraestrutura por mais que ela não seja a parte essencial para o VoIP. 

Roteador 

Se você possui todos os outros requisitos e acaba perdendo qualidade na ligação vale citar que existe roteadores que podem ser otimizados para o uso do sistema VoIP, esses roteadores são capazes de suportar uma maior quantidade de uso simultâneo. 

O mais indicado é o roteador especifico para o VoIP, esse roteador tem uma vantagem, sempre que possível ele irá priorizar o VoIP e suas chamadas no pacote de internet. 

Se você faz home office voltamos a citar a configuração QoS que tem o potencial de ser configurado em seu roteador particular para definir uma capacidade única para seu sistema VoIP. 

Evitar o WiFi 

O WiFi não é projetado para uso de chamadas, ele pode ser muito inconstante e instável, indicamos um aparelho cabeado, pois dessa forma você possuí segurança de chamada com qualidade. Outro problema é que devem existir uma infinidade de aparelhos conectados ao WiFi com seu sistema VoIP, dessa forma ele irá disputar banda larga com outros usuários. 

Reduza o uso de internet 

Uma solução rápida é limitar o uso de internet em quanto está usando o sistema VoIP, para que isso aconteça você precisa simplesmente fechar o máximo de abas em segundo plano nos aparelhos que utilizam a mesma rede, depois disso você ainda pode diminuir o fluxo de downloads. Assim você não precisa contratar mais planos de internet e possui uma telefonia de qualidade estável. 

Monitore suas chamadas pelo VoIP

Nós aqui da Avoip disponibilizamos um recurso muito importante para sua empresa e é gratuito, se trata da Gravação de chamadas, este recurso te possibilita ter acesso a sua ligação depois de ter sido encerrada. 

Com isso você pode monitorar as ligações para ver se a algo que está trazendo ruído ou desconforto na ligação, você pode identificar e analisar problemas que passaram despercebidos durante a ligação. 

Conclusão

Percebemos que todas as tecnologias possuem seus contras, e por mais que existam no VoIP eles podem ser solucionados com êxito em poucos passos, basta você estar atento a como tem sido suas chamadas e buscar resolver os problemas com esses passos, caso eles não se resolvam é necessário acionar o suporte do provedor. 

A Avoip tem o maior prazer em te ajudar com um suporte dedicado e excelente, buscamos te ajudar com uma telefonia econômica e segura, quer saber mais? Acesse nossos planos.