telemarketing

Basicamente é uma estratégia de vendas por telefone, oferecendo serviços e produtos á possíveis clientes. Atualmente foram inseridos no telemarketing o atendimento ao cliente, suporte e cobranças.

O telemarketing tem uma primeira impressão não muito agradável de primeira, isso é fato.

Isso acontece devido a ligações excessivas, falta de assertividade e inconveniência de algumas empresas.

Porém esse cenário está mudando, o telemarketing vem se tornando um excelente meio de relacionamento e captador de leads.

E vamos te explicar o do por que disso.

A definição de telemarketing

O telemarketing é uma forma de marketing direto, apresentando produtos e serviços, o responsável por isso é o call center. Voltado a conversões o telemarketing tem evoluído e criado novas áreas, como o suporte, atendimento ao cliente e cobranças.

O telemarketing tem suas raízes nascendo em meados do século 20, apresentando traços do que é o telemarketing hoje.

Com o tempo o telefone evoluiu e começou a chamar atenção do mercado. Assim nascendo os primeiros operadores de telemarketing, inicialmente eram apenas mulheres, mas depois foi incluído os dois gêneros.

E com a chegada da internet os meios de comunicação se tornaram mais variados, retirando a saturação de apenas telefones, passando a comunicação para redes socias, e-mail, chats e SMS.

E mesmo assim o telemarketing ainda é responsável por grande parte da receita de muitas empresas, ou seja, o telemarketing é muito efetivo.

Você pode perceber isso, pois o telemarketing ainda acontece, se não funcionasse seria um serviço escasso, pelo contrario no Brasil é um dos setores que mais empregam.

Infelizmente esse serviço é conhecido popularmente pelo excesso de mensagens (spam), tornando a rejeição desse serviço algo comum.

Empresas tem repensado suas estratégias de telemarketing, para não perder esse meio de relacionamento com o cliente.

Vantagens do telemarketing

Relacionamento

Os consumidores tem mudado, estão reconhecendo cada vez mais o poder de compra deles.

Eles têm procurado empresas que os valorizem em todo processo de compra, assim criando um relacionamento e gerando confiança para aquisição do produto/serviço.

Informações sempre atualizadas

Com o serviço de atendimento ao cliente as pessoas começam a ligar para conhecerem o produto/serviço oferecido e tirar dúvidas.

Isso também tem bastante impacto caso você possua um 0800 que aumenta esse fluxo de ligações ainda mais.

Com essas ligações você pode atualizar o cliente sobre seus serviços, preços, planos, propostas, além de poder fazer um remarketing.

Confiança

Existem pessoas que desconhecem o autoatendimento ou não se adaptaram a esse tipo de tecnologia.

Optando por um relacionamento humanizado, onde recebem um suporte de uma pessoa capacitada e profissional, mas para atingir esse objetivo é essencial que o call center seja capacitado para essa função.

Assim gerando uma confiança entre esse cliente e sua empresa.

Vendas

Podemos dizer que vendas é a essência do telemarketing, essa ferramenta pode gerar ótimas vendas, negociações e parceiros.

É necessário um profissional treinado para vendas, possuindo estratégias de prospecção e tendo em mente o objetivo final, que é a conversão.

Assertividade

Com as tecnologias de hoje como a gravação de chamadas é possível que você analise seus consumidores.

Com isso você pode criar estratégias mais assertivas e convenientes, pois você pode compreender quais são as dúvidas mais comuns, quais as dores do seu cliente e o que você pode oferecer parar sanar essa dificuldade.

Conclusão

Por mais que muitos achem o telemarketing uma pedra no sapato, ele ainda se prova eficaz e de enorme importância para empresas que compreendem o valor de uma comunicação assertiva, humana e constante.

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