Avoip Telecom

O que é DID?

  1. Home
  2. »
  3. PABX
  4. »
  5. O que é DID?

O que é DID?

Na telefonia sempre houve uma necessidade de maior eficiência, e a certo tempo essa eficiência custava muito caro, uma comunicação boa tinha que ter muito investimento, mas com as novas tecnologias desenvolvidas, a comunicação se tornou muito mais simples e barata. Hoje existem algumas ferramentas que deixam seu trabalho muito mais fácil, e uma delas é o DID (Discagem Interna Direta). 

Não se preocupe se você não sabe o que é isso e como funciona, estamos aqui para te ajudar com todas suas dúvidas, por isso desenvolvemos esse artigo que é um guia de funcionamento do DID.

O que é Discagem Interna Direta?

O DID nada mais é do que um número exclusivo da sua empresa que permite ter vários ramais interligados para qualquer área da empresa, pode ser suporte, vendas, marketing, jurídico e outros. Quando houver uma ligação para seu número, essa ligação pode ser direcionada exatamente para o ramal desejado, e tudo isso de forma bem simples. 

Dessa forma você evita que seu cliente perca tempo com filas de espera e com tentativas de discagem pro ramal correto. 

Imagine que você possua mais de 100 ramais em sua empresa, o cliente teria que achar no meio desses 100 ramais o especifico para a sua necessidade, isso poderia levar a desistência da chamada ou até a busca por um concorrente. 

Para que o sistema DID funcione, é necessário que haja um entroncamento SIP, que disponibiliza as conexões de linha apenas quando estão sendo usadas. 

Com o tronco SIP você pode conectar quantos canais quiser ao seu PABX, podendo fazer chamadas locais, interurbanas e internacionais pela internet. 

Como funciona?

1 Sistema físico 

Os números DIDs, ficam todos centrados em um PBX e não a cada telefone individualmente, como era antigamente. 

As linhas telefônicas físicas são chamadas de troncos de capacidade limitada. Cada linha serve a um número especifico, ou seja, não importa quantos números você possua, se tiver apenas 5 linhas, apenas 5 chamadas serão feitas simultaneamente. No início isso não era um incomodo, mas a partir do momento que a empresa crescia as coisas mudavam, pois era necessários manutenções e um excesso de cabos, que deixavam o ambiente poluído. 

2 Com VoIP 

Com o VoIP você apenas configura os números desejados de encaminhamento com antecedência junto a sua operadora. Com essa configuração quando uma pessoa ligar para seu número principal, essa pessoa vai ser direcionada automaticamente para o ramal posterior. 

A diferença entre o VoIP e o PBX é que com o VoIP você não precisa de cabos físicos, ou seja, sem manutenções frequentes, de perder tempo pausando todo seu trabalho e de ter um ambiente poluído. Com o VoIP você apenas precisa solicitar um novo número e ele será adicionado de forma rápida e sem burocracia. 

Por essa facilidade de expansão e outros motivos o VoIP hoje é um ótimo investimento para empresas que precisam de uma telefonia excelente e barata, além de você não ficar preso a um contrato que te limita a ter um número “x” de ramais. 

Como é um número DID?

O DID permite que você receba ligações em um número especifico, que é atribuído a uma pessoa, departamento ou função. 

Mas ao não é ligado a um local especifico, como era antigamente, independentemente de onde você estiver, se possuir um DID cadastrado, você pode receber a chamada normalmente. 

Normalmente o número DID tem os 8 dígitos requisitados, com um número identificador no final, veja o exemplo abaixo: 

(00) 9000-0001 – SUPORTE 

(00) 9000-0002 – VENDAS 

(00) 9000-0003 – JURÍDICO 

Sempre o número posterior ao 9 vai ser um ramal identificador, assim a se sua empresa possuísse 10 ramais a numeração iria de 1 até 10. 

Uma ligação real funcionária assim, um cliente liga para o número principal, após a ligação ser atendida o responsável pela linha pode direcionar a chamada ao ramal desejado. 

Vantagens da Discagem Interna Direta

Aqui estão alguns motivos para você avaliar se o DID é necessário para sua empresa ou não. 

Flexibilidade 

Caso você não esteja no escritório, e um cliente importante liga em busca de você, na telefonia tradicional seria uma ligação perdida, junto a um negócio perdido. Com o DID você pode atender a ligação de onde estiver, basta que você tenha o número cadastrado em seu celular. 

Prático 

Com DID seu trabalho fica muito mais simples e fácil, digamos que você tenha muitos funcionários que trabalhem remotamente ou em uma franquia da empresa, com o DID basta que você solicite um número para cada, assim seu cliente pode falar com o funcionário ou área desejada sempre que quiser. 

Disponível 

Se cair a luz do seu escritório ou acontece algo no seu sistema, isso poderia impedir que você recebesse chamadas, no DID você poderia transferir todas as chamadas para um celular com 4G que esteja configurado ou uma franquia, evitando que sua empresa pare. 

Como obtenho um DID?

Para ter um número DID exclusivo de sua empresa, você tem que primeiro achar uma operadora de confiança que prese por sua comunicação e ofereça um serviço de qualidade. 

A Avoip busca sempre trazer facilidade para seus processos de compra, por isso para ter um número DID basta que você contrate um de nossos planos no site, temos valores para empresas que estão nascendo até para empresas que já tenham muitos funcionários. 

Não quer perder o número atual? Não tem problema fazemos a sua portabilidade, acesse nossos planos e se cadastre com os dados requisitados que entraremos em contato com você o quanto antes. 

Conclusão

Independentemente do tamanho da sua empresa sempre é bom começar sua telefonia com um número DID, empresas podem crescer rapidamente do dia para noite, e quanto melhor preparado você estiver, mais fácil vai ser o crescimento da sua empresa. 

A Avoip deseja te ajudar, quer saber mais sobre comunicação? Acesse nosso blog. 

Pré-atendimento Avoip

Para a sua comodidade e nosso melhor atendimento, preencha os dados abaixo e continue seu atendimento no WhatsApp.