VoIP

Telefonia comum ou VoIP? Não sabe qual escolher para sua empresa? Continue lendo para escolher a que melhor se encaixa em sua empresa. 

A escolha da telefonia correta para sua empresa é extremamente importante, por mais que existam hoje outros meios de comunicação, as chamadas telefônicas ainda são extremamente necessárias. Há um tempo atras a escolha era simples, pois só existia a telefonia comum, então era isso ou era isso, mas com a chegada da internet foi desenvolvida a telefonia em nuvem ou VoIP. 

Para saber as diferenças entre os dois sistemas, continue lendo. 

O que é Telefonia comum e VoIP?

Telefonia comum 

Ela funciona da seguinte maneira ela possui uma central telefônica física onde cabos são conectados para que cheguem até os aparelhos dos funcionários. 

Os cabos são responsáveis por fazer a chamada acontecer, ou seja, sem os cabos, sem ligações. 

O sistema de cobrança da telefonia comum é feito através de taxas que variam de acordo com o tempo de ligação e localização de chamada. 

Isso pode não parecer um problema, mas para empresas que utilizam telefonia como um dos principais meios de comunicação, pode ser um problema muito desagradável no final do mês. 

VoIP 

É utilizado a internet para fazer chamadas telefônicas. A voz é transformada em dados e enviada como se fosse um arquivo para o computador do destinatário, após chegar se torna novamente em ondas sonoras.  

Essa tecnologia evoluiu de acordo com o tempo, hoje sendo possível fazer áudio chamadas simultâneas e sem perder a qualidade. 

No início o VoIP até podia não ser tão confiável, mas hoje grandes startups utilizam deste serviço, demonstrando a viabilidade dessa tecnologia. 

Telefonia comum vs. VoIP

.1 Custos de instalação e utilização. 

 

Creio que a maior diferença entre os dois sistemas se encontra no quesito custo. 

Uma rede de telefonia pode ser muito cara devido os seguintes fatores: 

  • É necessário um alto investimento inicial, em equipamentos, espaço para os equipamentos, instalação dos equipamentos. 
  • A manutenção frequente também pode ser um problema, por mais segura que seja a telefonia, se algo de errado aconteceu na instalação esse problema tem que ser resolvido rapidamente para evitar grandes perdas. 
  • Ao utilizar a telefonia comum você pode pagar muito na fatura, pois como já dito, empresas que usam frequentemente a telefonia, pagam caro devido o sistema de taxas imposto. 

Esses problemas com alto custo podem fazer você gastar milhares de reais para obter essa telefonia, impedindo que pequenos negócios consigam ter a telefonia comum como meio de comunicação. 

A rede VoIP pelo contrário se torna muito mais barata, ainda mais se você já possui um sistema de internet estável, você irá precisar gastar apenas com: 

  • O Plano VoIP desejado 
  • Qualquer aparelho que possua uma conexão estável com a internet, como: Celulares, computadores e telefone IP. 
  • Uma internet de qualidade. 

Estes seriam os gastos necessários com o VoIP, se você já possui um celular e um sistema de internet, fica ainda mais barato, pois é só unir o útil ao agradável. 

.2 Qualidade da chamada 

 

Com a telefonia comum a qualidade da chamada depende essencialmente do hardware que sua empresa possui, isso inclui a central telefônica, os modelos de telefone e os cabos utilizados. Caso o sistema esteja totalmente correto, a ligação possui uma qualidade excelente, sem trazer qualquer desconforto. 

O VoIP evoluiu muito em relação a qualidade de ligação, possibilitando chamadas excelentes de qualquer lugar que possua uma conexão estável com internet. Sim você precisa de uma conexão estável para ter uma chamada de qualidade, isso pode ser um problema, dependendo da localização em que a empresa está, existem alguns outros detalhes que já tratamos aqui no blog Como melhorar a qualidade do seu VoIP. 

3.Escalabilidade 

 

Se você possui um sistema de telefonia comum e deseja expandir para mais departamentos ou até mesmo uma nova franquia, isso pode ser um problema sério. 

Você primeiramente teria que atualizar seu plano com a operadora, por si só isso já é complicado, mas além disso você teria que dispor um dia inteiro de trabalho para que o sistema você otimizado para o espaço. 

No caso de uma franquia, você gastaria com outra central telefônica, deixando o processo muito caro e arriscado. 

Como o sistema VoIP via internet, não existe problema nenhum em aumentar a capacidade de sua telefonia, abrir franquias em qualquer lugar. 

Para expandir você precisa apenas entrar em contato com sua operadora, que esse processo deve ser feito rapidamente, ou você pode até solicitar um plano maior. 

Também é possível você ter contato direto com franquias do outro lado do mundo, além de não ter que pagar por mais uma central telefônica para possuir uma. 

Quer atualizar seus aparelhos? Sem problemas, no VoIP nada vai interferir. E mais o VoIP pode te dar recursos muito práticos para facilitar sua telefonia. 

.4 Flexibilidade 

 

Normalmente o sistema de telefone comum é proprietário, isso significa que caso você queria mudar para outra operadora, você também teria que comprar novos aparelhos, pois os velhos já não serviriam. 

E a principal dificuldade é a locomoção a telefonia comum não pode se mover por aí, ela normalmente fica localizada na sua empresa, escritório ou casa, impossibilitando que você atenda a ligação em outros lugares, como sabemos, nos dias de hoje estamos sempre se movendo, então isso é um grave problema. 

Sua operadora não está sendo fiel aos acordos firmados, com o VoIP, basta você solicitar uma mudança e cancelamento de contrato que o problema está resolvido, você pode pedir portabilidade do seu número, caso não queira perde-lo. 

Você pode estar em qualquer lugar, se você possui o VoIP no celular e uma conexão à internet, você consegue atender a ligação, esse benefício é visível quando você tem reuniões em outros lugares ou funcionários remotos. 

.5 Segurança 

 

Por ser uma telefonia localizada em sua empresa, a telefonia comum tende ser mais segura, mas cuidado, se algo ocorre no sistema de cabeamento, o problema pode ser grave e você terá que chamar um profissional muito capacitado para lidar com isso, fazendo que você gaste com manutenções e tenha que ficar inativo até a solução do problema. 

No VoIP você fica um pouco mais exposto por estar em um sistema em nuvem, porém você não precisa ter medo, algumas empresas, como nós oferecem um sistema de criptografia e armazenamento seguro, sendo assim você fica seguro, porém caso ocorra uma invasão de sistema ou compartilhamento de login, você pode ter seus dados expostos na internet.

Conclusão

Percebemos que as duas telefonias têm suas vantagens e desvantagens. 

A telefonia comum é segura e oferece grande qualidade de chamadas, mas tanto é cara para empresas iniciantes e pode chegar a grandes custos mensais. 

Já a telefonia VoIP é flexível, barata e de fácil expansão, porém sofre um pouco com qualidade. 

Dessa forma cabe a você e sua equipe escolherem a melhor telefonia para a empresa, claro não podemos esquecer que o VoIP tem melhorado a cada dia e a telefonia comum tem desaparecido pouco a pouco, caso queria conhecer melhor o VoIP acesse nosso site e fale conosco.