TIPOS DE PABX

A cada momento o mercado fica mais globalizado e comunicativo, sendo assim se faz necessários para todo tipo de empresa compreender mais sobre tecnologias de comunicação como o PABX. 

Essa ferramenta não traz apenas facilidade de uso no dia a dia, mas um custo benefício sem comparação. Empresas que desejam ter uma comunicação de qualidade tanto interna como externa devem conhecer todos os tipos de PABX, isso para poderem decidir qual o melhor investimento para a empresa. 

Existem alguns modelos hoje que vão do analógico ao digital, porém sabemos que para algumas pessoas pode ser difícil essa escolha então vamos apresentar e explicar todas elas para você. 

O que é PABX?

Resumidamente o PABX é uma central telefônica da sua empresa, o aparelho é conectado diretamente em uma operadora de telefonia. Ele é conectado diretamente com as linhas internas por meio de ramais. Após a configuração do sistema as ligações começaram a ser direcionadas automaticamente para o ramal escolhido. 

Esse processo de ramais é responsável por deixar sua comunicação interna muito mais rápida e eficiente, atingindo todas as áreas de sua telefonia, suporte, venda, financeiro ou outra área que sua empresa use. 

Quais os principais tipos de PABX?

A comunicação tem que se inovar para suprir as necessidades do mercado, sendo assim ela utiliza das novas tecnologias para aprimorar sua utilidade e ferramentas, isso impacta diretamente o PABX que nada mais é do que a linha do tempo da telefonia, mas vamos lá, quais os tipos de PABX? 

PABX analógico

O primeiro na linha do tempo, é o PABX analógico, ele está cada vez mais em desuso, mas ainda sobrevive em algumas empresas, sua principal característica é a conexão das pessoas. 

Como você deve imaginar ele necessita de meios físicos para ser utilizado, ele requer manutenções e cabos para fazer seu trabalho, por esse motivo ele tem sido deixado de lado, pois a necessidade de manutenção é considerada perda de tempo nos dias de hoje. 

Ele possui poucos recursos, como a efetuação da chamada e transferência de chamada, mas sua principal desvantagem é o enorme custo, tanto de equipamentos como de manutenção. 

PABX digital

A evolução do PABX começa com o digital, que disponibiliza alguns recursos online, assim se tornando uma sensação para empresas que ansiavam por mais tecnologia. 

Ele ainda leva algumas das tecnologias que possuia na versão analógica e outras que são acessadas através da digitalização. A sua característica mais contrastante ao seu antecessor é a possibilidade de ter mais ramais. 

Também utiliza de algumas funções avançadas como a seleção de linhas, e a peça que faltava é a melhora nas ligações, que não possuem tantos ruídos. Essa tecnologia se diferenciou muito por suas otimizações e por seu custo mais baixo. 

VoIP

O nosso queridinho aqui, conhecido por outros nomes como Voz sobre IP, IP ou VoIP, é um dos recursos mais inovadores do mercado, seu diferencial está na sua possibilidade de uso remoto, para usá-lo basta ter um acesso à internet de qualquer aparelho. 

Normalmente é usado em um software, sendo assim você pode se conectar com sua equipe e fazer uma reunião de qualquer lugar que possua internet, esse diferencial não tinha tanto poder até pouco tempo, mas com a crise que percorreu a humanidade tivemos que “nos virar” de casa, e nada mais perfeito que o PABX VoIP para isso. 

Ele ainda disponibiliza de inúmeras ferramentas, como discador automático e fila de atendimento, dois auxiliadores incríveis para empresas que possuem muita demanda. 

Não podemos deixar de falar de custo benéfico, sim, você não vai precisar desembolsar muito para ter essa tecnologia, o que você precisa é de um celular, computador ou tablet que tenha acesso á internet, você não vai precisar investir muito em equipamento e nem em manutenção. 

PABX em nuvem

E agora o trunfo mais novo da telefonia, o PABX em nuvem. Diferente de outras tecnologias ele é armazenado em nuvem, ou seja, sem a necessidade nem o risco de ter que armazenar sua telefonia em servidores internos, isso já propõe uma segurança e economia enorme. 

É a telefonia mais inovadora dos últimos anos, pois assim como o VoIP você pode ter acesso a ele de qualquer lugar do planeta. É indicado para todas empresas que almejam um crescimento e expansão. 

Como foi dito acima com o crescimento do trabalho remoto ou home office a necessidade de mobilidade cresceu e a resposta para isso são tecnologias como o PABX em nuvem. Essa tecnologia ainda te permite ter uma infinidade de recursos como no VoIP, se destacando a gravação de voz e o siga-me. 

A sua instalação é mais rápida da lista e seu custo benefício é incrível, além de ter a capacidade de ter algumas integrações nele.

QUAIS OS TIPOS DE PABX

Qual escolher?

Essa decisão tem que ser tomada uma hora ou outra, não podemos deixar que nossa comunicação seja passada de forma amadora, mas para fazer uma escolha inteligente e correta você deve levar em conta algumas coisas, como: qual a necessidade de comunicação de sua empresa, qual a comunicação mais viável para você e sua empresa lidar, com qual você vai se adaptar de forma mais rápida, quanto você quer gastar, o que seu público vai achar, qual os projetos a longo prazo.

Após analisar esses pontos tenho certeza que sua assertividade vai ser maior. 

Conclusão

Após esse processo cabe a você escolher um provedor de confiança e para isso é que estamos aqui, o objetivo da Avoip é levar uma comunicação segura, inovadora, econômica e confortável para os nossos colaboradores. 

E para isso desenvolvemos planos que podem te auxiliar, independentemente do tamanho da sua empresa. 

Temos um suporte de qualidade para tirar suas dúvidas e te auxiliar no pós-venda, além de nossos fundadores terem mais de 15 anos de experiência no mercado de telefonia. 

Quer conhecer acesse nossa página.