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SAC e Ouvidoria: qual a diferença?

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Se você é dono de algum negócio, sabe que ele só vai ser um sucesso dependendo de como a marca é vista dentro do mercado. 

E você só tem uma marca bem vista no mercado se possui um bom relacionamento com seu cliente. E entender os canais para criar esse relacionamento é fundamental, então hoje o objetivo é falar sobre SAC e ouvidoria. 

Continue lendo para saber como essas ferramentas podem gerar relacionamento para sua empresa. 

Funções do SAC e da ouvidoria

As duas ferramentas têm a tendência de serem confundidas por sua semelhança de atuação e objetivo final, mas existem diferenças entre as duas, principalmente em suas funções. 

O SAC é a ferramenta que permite um suporte ao cliente, pode ser usado para tirar dúvidas e normalmente é feito através da telefonia. 

A ouvidoria é responsável por coletar os feedbacks e repassar para o departamento responsável, esses feedbacks podem ser positivos e negativos, mas cabe a empresa gerencia-los. 

SAC como usar?

SAC ou serviço de atendimento ao cliente é ideal para fazer um suporte de qualidade e em tempo real, por isso também é requisitado para muitas empresas que obtenham essa ferramenta. 

Através do decreto n°6.523/2008 há alguns serviços que as empresas são obrigadas a oferecer, entre eles o serviço de atendimento, principalmente para negócios: 

  • Eletrônicos 
  • Plano de Saúde 
  • Telefonia 
  • Internet 
  • Bancos 
  • Seguradoras 

Por se tratarem de acordos firmado muitas vezes por contrato, é necessário que a empresa possua um suporte para ajudar o cliente em seu processo de compra e consumo. 

Como o atendimento é necessário, empresas podem ficar até 24 horas com o SAC a dispor e isso pode causar um rombo na sua conta no final do mês, por isso indicamos uma telefonia em nuvem que é muito mais em conta e flexível. 

O SAC é essencial para criar um relacionamento com seu cliente, pois assim ele se sente importante para a empresa e percebe uma preocupação da empresa com a experiência que ele vai ter com o produto/serviço oferecido. 

Além de poder entender como melhorar seu serviço, através das recorrências de suporte

Ouvidoria como usar?

Com o tempo pode ser que seus clientes queiram algo mais, como: mudanças ou incentivar a empresa em alguns aspectos. 

E na prática a ouvidoria é a ferramenta responsável por ouvir os clientes, por mais que ele não queira um suporte, ele precisa conversar com a empresa e a empresa precisa se dispor, assim sendo presente a atenciosa com o cliente. 

A ouvidoria normalmente recebe: 

  • Reivindicações
  • Sugestões 
  • Reclamações 
  • Elogios 

A ouvidoria pode ajudar a resolver problemas imperceptíveis para a parte interna da empresa, assim pode melhorar processos e serviços com objetivo de tornar a experiência do cliente mais agradável. 

Também pode achar sugestões e ideias para o crescimento da empresa, assim mostrando ao cliente que ele faz parte da empresa, e que é uma peça chave para o funcionamento dela. 

Conclusão

Agora que você sabe a diferença entre elas, já pode ir colocando os processos em prática, e para começar sugerimos uma boa telefonia que te ajude a ter um relacionamento com o cliente. 

Venha conhecer a Avoip e seus benefícios para empreendedores que desejam uma comunicação boa e econômica. 

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