Se você é dono de algum negócio, sabe que ele só vai ser um sucesso dependendo de como a marca é vista dentro do mercado.
E você só tem uma marca bem vista no mercado se possui um bom relacionamento com seu cliente. E entender os canais para criar esse relacionamento é fundamental, então hoje o objetivo é falar sobre SAC e ouvidoria.
Continue lendo para saber como essas ferramentas podem gerar relacionamento para sua empresa.
Funções do SAC e da ouvidoria
As duas ferramentas têm a tendência de serem confundidas por sua semelhança de atuação e objetivo final, mas existem diferenças entre as duas, principalmente em suas funções.
O SAC é a ferramenta que permite um suporte ao cliente, pode ser usado para tirar dúvidas e normalmente é feito através da telefonia.
A ouvidoria é responsável por coletar os feedbacks e repassar para o departamento responsável, esses feedbacks podem ser positivos e negativos, mas cabe a empresa gerencia-los.
SAC como usar?
SAC ou serviço de atendimento ao cliente é ideal para fazer um suporte de qualidade e em tempo real, por isso também é requisitado para muitas empresas que obtenham essa ferramenta.
Através do decreto n°6.523/2008 há alguns serviços que as empresas são obrigadas a oferecer, entre eles o serviço de atendimento, principalmente para negócios:
- Eletrônicos
- Plano de Saúde
- Telefonia
- Internet
- Bancos
- Seguradoras
Por se tratarem de acordos firmado muitas vezes por contrato, é necessário que a empresa possua um suporte para ajudar o cliente em seu processo de compra e consumo.
Como o atendimento é necessário, empresas podem ficar até 24 horas com o SAC a dispor e isso pode causar um rombo na sua conta no final do mês, por isso indicamos uma telefonia em nuvem que é muito mais em conta e flexível.
O SAC é essencial para criar um relacionamento com seu cliente, pois assim ele se sente importante para a empresa e percebe uma preocupação da empresa com a experiência que ele vai ter com o produto/serviço oferecido.
Além de poder entender como melhorar seu serviço, através das recorrências de suporte
Ouvidoria como usar?
Com o tempo pode ser que seus clientes queiram algo mais, como: mudanças ou incentivar a empresa em alguns aspectos.
E na prática a ouvidoria é a ferramenta responsável por ouvir os clientes, por mais que ele não queira um suporte, ele precisa conversar com a empresa e a empresa precisa se dispor, assim sendo presente a atenciosa com o cliente.
A ouvidoria normalmente recebe:
- Reivindicações
- Sugestões
- Reclamações
- Elogios
A ouvidoria pode ajudar a resolver problemas imperceptíveis para a parte interna da empresa, assim pode melhorar processos e serviços com objetivo de tornar a experiência do cliente mais agradável.
Também pode achar sugestões e ideias para o crescimento da empresa, assim mostrando ao cliente que ele faz parte da empresa, e que é uma peça chave para o funcionamento dela.
Conclusão
Agora que você sabe a diferença entre elas, já pode ir colocando os processos em prática, e para começar sugerimos uma boa telefonia que te ajude a ter um relacionamento com o cliente.
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