Devido a crescente crítica da população (consumidor) as empresas buscam trazer cada vez mais conforto e satisfação para seus clientes, mas ainda podemos ir além fornecendo um suporte com experiência única.
O telefone é a muito tempo um dos melhores canais de comunicação para empresas e pessoas, nós usamos telefone tão comumente que nem percebemos, usamos ele para pedir informações, para pesquisa e para respostas imediatas, coisas que o suporte abrange. Então o telefone é o único meio de comunicação para suporte? Leia mais abaixo.
Meios de comunicação para seu suporte
Existem mais de um meio de comunicação para seu suporte, e a tendência é que esse número apenas cresça, então aqui vamos te mostrar os principais meio e os mais excelentes. Claro, a decisão de quais usar vai caber a você, então analise a necessidade da empresa e dos seus clientes, vamos lá.
- Telefone: É considerado um canal rápido, pois o cliente apenas liga e você o atende em sua necessidade, sendo assim a conversa é em tempo real e humana, tornando tudo mais dinâmico.
- E-mail: Tem caído no esquecimento, pois é um canal mais demorado, quando você envia uma mensagem, tem que esperar que a outra pessoa leia e responda, e isso pode levar mais tempo do que você gostaria. Hoje em dia essa ferramenta é usada para problemas mais graves ou superiores.
- Redes sociais: Essa ferramenta é muito interessante para interações rápidas, seus clientes podem ver uma postagem e comentar uma dúvida ou algo do tipo que envolva informações, vale a pena explorar dependendo do público alvo.
- Chat no site: Bem parecido com a última, esse você pode ir pouco mais afundo, se um cliente quer um plano que está no site, mas tem dúvidas, ele pode usar um chat virtual disponibilizado por vocês, dessa forma ele tira a dúvida rapidamente e pode contratar o plano com mais confiança.
Você pode escolher apenas uma das citadas a cima, mas todas elas têm sua importância, então vale pensar em uma estratégia Omnichannel para seu negócio, onde você poderia usar todos os canais de comunicação simultaneamente. Caso você queira apenas um que possa atender muito bem sua necessidade, indicamos o telefone, que é uma ferramenta popular e muito usada para comunicação nos dias de hoje.
Por que usar o telefone?
Com as novas tecnologias de comunicação, as pessoas estão cada vez mais envolvidas virtualmente, isso é um fato, mas não impede de o telefone ser o meio mais usado para comunicação, ainda mais quando se trata de cliente e empresa.
Saiba o porquê esse canal ainda resiste em meio a tantas mudanças nos próximos tópicos.
Humanização: As chamadas por telefones são bem mais reais e emotivas do que qualquer outro canal de comunicação, veja bem, pessoas se comunicam por voz no telefone, certo? A maneira mais humana de comunicação é a voz, ou seja, através da voz, você se expressa melhor e responde melhor, é algo mais “olho no olho” ou com a palavra da moda “humanizado”, sendo assim o cliente se sente mais seguro, pois ele pode apresentar um problema e esse problema pode ser resolvido o mais rápido possível.
Telefones são populares: O telefone é conhecido por todos, você pode ser muito novo ou mais velho, você vai entender o que é um telefone e provavelmente sabe usar um, então ele é um canal popular, que as pessoas utilizam para pedir suporte ou informações de forma imediata.
Coerência: Quando você usa um chatbot, acaba se limitando a algumas informações programadas, ou seja, se seu cliente não estiver interessado em nenhuma mensagem programada, seu chatbot vai ser tornar indiferente, com o telefone a conversa ocorre em tempo real, e o cliente pode ter sua dúvida tirada com eficiência por um atendente capacitado.
Tempo: Com o telefone o seu suporte é mais rápido e eficiente, com a industrialização, as pessoas estão cada vez mais ocupadas e com agendas lotadas, se ela ligar para pedir suporte, vai querer algo rápido, e o telefone permite essa velocidade, seu cliente pode ser atendido em 3 min e o problema pode ser resolvido imediatamente dependendo do caso, isso por que ele apenas ligou para sua empresa. Em outros casos, de mensagens, chats ou e-mails isso levaria tempo para acontecer, pois a mensagem teria que ser exposta calmamente por escrita. Sendo assim o telefone economiza tempo do seu cliente e da sua empresa.
Conclusão
Sabemos que dependendo de sua demanda a sua empresa pode sofre com muitas ligações e poucos atendentes, mas isso pode ser resolvido rapidamente com algumas ferramentas disponibilizadas pela tecnologia PABX, recursos como: fila de atendimento, discador, URA e outros, saiba mais acessando nosso site.