SIP TRUNKING

O que é SIP trunking e como funciona?

Você já ouviu falar de SIP trunking ou tronco SIP? Provavelmente sim, esse poderoso sistema de comunicação tem sido um dos assuntos cotados em empresas que utilizam comunicação, que desejam reduzir custos e melhorar a performasse da empresa. 

Porém devido a pouca informação disponível no mercado essa tecnologia e seu potencial não são aproveitados. 

Hoje vamos explicar e te ajudar a entender melhor como esse sistema telefônico funciona. 

O que é SIP trunking?

A sigla SIP significa basicamente (Session Initiation Protocol) que é a sinalização padrão para ligações através de dados. 

Resumidamente o SIP trunking não é diferente de uma telefonia comum. 

A diferença é que com a tecnologia SIP você acaba com a necessidade de cabos em seu ambiente de trabalho, pois sua empresa só receberá ligações através de linhas virtuais oferecidas por um provedor de SIP trunking. O provedor usa um circuito de dados de uma empresa (T1, DSL, Wi-Fi) para conectar sua empresa a rede. 

Estudos comprovam que essa tecnologia tem crescido muito nos últimos anos em empresas que usam comunicação diariamente, com essa tecnologia é possível que sua empresa

Vantagens do tronco SIP

O sistema SIP tem o custo menor que um telefone residencial, e isso acontece por ele ser escalável, você pode ir aumentado a capacidade de linhas telefônicas de acordo com o crescimento de sua empresa. 

Porém existem outras vantagens que devem citadas aqui, para que você avalie por completo se o SIP trunking é atrativo para seu negócio. 

Redução de custos

Como dito a redução de custos é expressiva pois com o SIP trunking você não precisa mais de cabos em sua sala ou escritório, ou seja, sem cabos, sem necessidade de manutenções frequentes.  

Você também economiza em infraestrutura e não se surpreende com valores altos na fatura no fim do mês, o SIP trunking dificilmente vai ter oscilações de valores imprevisíveis.

Fácil gerenciamento

O tronco SIP possui algumas ferramentas como painéis para gerenciamento da sua central telefônica, esses painéis podem ser acessados por você remotamente para fazer ajustes, alterações e ativação de linhas. 

Mobilidade

Outra vantagem é a mobilidade oferecido pelo SIP, por não possuir cabos físicos, todas as ligações são feitas via internet, deixando os atendentes e você mais confortáveis para atender a ligação através de um sistema VoIP. 

Existem outras inúmeras vantagens como: segurança, infraestrutura homogênea de voz e dados, agilidade de ativação, tarifas vantajosas, chamadas sem custos entre filiais, permitindo ao cliente receber chamadas de outras operadoras, sejam nacionais ou internacionais.  

Como saber se você precisa de SIP trunking?

Se sua empresa possui gastos excessivos com ligações, sendo que são gastos muitas vezes incômodos para a saúde financeiro de seu negócio, se você deseja ter uma vantagem estratégica sobre seu concorrente e deseja ter uma comunicação mais atrativa para seu cliente, se você quer vantagens tecnológicas em seus processos e se deseja maior sustentabilidade, esses são motivos bem interessantes para migrar para o SIP trunking. 

Conclusão

Acha que o SIP trunking tem potencial para te ajudar a ter uma telefonia estável, acessível e vantajosa? 

Então agora só falta uma operadora para te ajudar nessa caminhada e para isso é que a Avoip está aqui, temos um suporte que vai te ajudar na adaptação do sistema SIP na sua empresa, temos qualidade de voz em nossas chamadas e um painel simplificado para você acessar quando necessário. 

Deseja saber mais ou testar o sistema? Acesse nossos Planos no nosso site. 

Até mais.