Armazenamento em nuvem

Como você sabe a internet é o ponto chave das tecnologias de hoje, permitindo a comunicação de pessoas por todo mundo, dando a possibilidade de informação em tempo real e a globalização emergindo consequentemente.

A internet é baseada em comunicação por dados e esses dados precisam de um armazenamento, como se fossem cartas que precisam ser guardadas. Hoje existem variadas maneiras de como armazenar dados de empresas ou usuários, e hoje vamos te mostra o armazenamento em nuvem.

O que é armazenamento na nuvem?

O armazenamento em nuvem se tornou bastante comum na última década, sendo usados no nosso cotidiano, você provavelmente utiliza dessa ferramenta, só não sabe, os serviços mais comuns são Google Drive, iCloud e One Drive.

Resumidamente, você armazena seus arquivos em um HD fora de sua máquina, através da internet. Esse tipo de armazenamento é seguro, pois o servidor é disponibilizado pela empresa que fornece o serviço.

Como funciona o armazenamento na nuvem?

Os provedores dessa ferramenta possuem um servidor que faz a conexão entre os dispositivos pessoais com o Data Center (centro de dados). Considerado por alguns o coração da era digital, o Data Center é um ambiente projetado onde se localizam equipamentos de armazenamento e processamento de dados de uma organização. Projetados com alto nível de segurança, os Data Center abrigam servidores e bancos de dados, demandando grande quantidade de informação.

Ou seja, todas as vezes que você usa uma das ferramentas citadas a cima você está usando um servidor disponibilizado pelo provedor dos serviços.

Armazenamento do futuro

Armazenamento em nuvem já é uma realidade, mas ainda está em expansão, startups como Spotify, Whatsapp e Youtube já utilizam dessa tecnologia há muito tempo e a tendência é que o armazenamento em HDs individuais seja deixado para trás e o armazenamento em nuvem se torne o principal armazenador de arquivos. Isso se dá por inúmeros benefícios que vamos deixar para falar em um próximo artigo.