PORTABILIDADE

Se você ainda não conhece o termo portabilidade ou portabilidade numérica achamos um problema, todos que utilizamos de comunicação no nosso dia a dia devemos saber o que é isso e como funciona. 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como é importante a portabilidade para otimização de processos e assertividade de uso, o artigo é para todo tipo de pessoa, empresa e consumidor de tecnologias de comunicação, você se enquadra nisso? Então fique um pouco mais. 

O que é portabilidade numérica?

Em 2009 foi possibilitado uma grande vantagem para o consumidor brasileiro, essa vantagem é a possibilidade de migrar de uma operadora para a outra sem ter a necessidade de trocar de número de telefone, fixo e móvel. Antes disso, se a pessoa migrasse de companhia telefônica, também perderia o número inevitavelmente. 

Os riscos de perder todos os contatos que possuía, de perder ligações importantes e não alcançar êxito na nova companhia tornava essa mudança quase impossível diante dos olhos do consumidor, deixando a pessoa com a sensação de prisioneira da operadora. 

Por esses motivos o cliente preferia pagar mais no contrato da atual companhia do que aproveitar as vantagens emergentes em outras companhias. 

Mas em 2007 as coisas mudaram com a aprovação da lei da portabilidade, e a entrada em vigor em 2009, tornando possível a migração de uma operadora para outra, sem perder o número que possuia, assim mantendo contatos e buscando sempre a melhor vantagem pro consumidor nos planos das empresas. 

As portabilidades podem ser feitas de 3 maneiras no Brasil: de operadora, endereço e de planos. 

OPERADORA: a pessoa pode migrar de uma operadora para outra sem perder o número que utiliza atualmente. 

ENDEREÇO: a mesma linha pode mudar de localização sem perder o número ou a operadora. 

PLANOS: você pode mudar de um plano para outro e isso não vai causar a perda do número, algumas operadoras faziam com que quando a pessoa mudasse o plano perdesse o número também, assim dificultava a saída de um plano para o outro. 

A única restrição da lei é não possibilitar a transição de um número fixo para o móvel ou vice-versa. É possível apenas fixo para fixo e móvel para móvel. 

Fazendo portabilidade

Como fazer a portabilidade?

Basta você comunicar a nova operadora que deseja fazer essa portabilidade, e se você for o titular terá êxito nessa portabilidade em no máximo três dias. 

Quando você perder a linha atual da operadora antiga, terá a nova linha já disponível para uso. Porém a ANATEL permite que o cliente fique até 24 horas sem o número, dificilmente passa de 2 horas até o novo número estar disponível. 

Em caso de portabilidade de endereço não é necessário fazer nada, a operadora é obrigada a manter o número até determinada região. 

Quando ocorre a portabilidade de uma operadora para outra o contrato que poderia existir é quebrado imediatamente, podendo gerar alguma taxa por quebra, então é importante estar atento ao acordo firmado entre você e a companhia. 

Assim que for solicitado a portabilidade será gerado um protocolo, você pode acompanhar todo o processo, e se sentir a necessidade entrar em contato através desse protocolo. 

Pode ser cobrado uma taxa de R$4,00 quando ocorre uma portabilidade entre operadoras, mas apenas quando é de operadora para operadora, outras taxas não devem ser cobradas. 

Portabilidade pro Voip

A portabilidade pro Voip se faz necessária quando você não deseja perder ligações ou contatos importantes, nesses casos a portabilidade é necessária para empresas e pessoas. 

Nesse tempo o número deve continuar funcionando normalmente, e a empresa que fará a portabilidade é responsável por dizer a data e hora que a portabilidade irá ocorrer. 

No entanto pela falta de regulamentação pela ANATEL nessa área, nem todas as portabilidades serão feitas. 

Conclusão

Neste artigo você descobriu mais sobre sua comunicação e direitos que você possui como consumidor, além de entender melhor o processo da portabilidade numérica. 

Se você possui interesse em investir na telefonia em nuvem ou em ter um número virtual, tenho uma ótima notícia, você pode fazer sua portabilidade conosco, basta entrar em contato clicando aqui ou preenchendo nosso cadastro disponível aqui no site.